quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Participação do PIBID de Letras no II Colóquio Nacional: diálogos entre Linguagem e Educação, IX Encontro do NEL e II Seminário do PIBID de Letras da FURB

O evento iniciou no dia 24/09, às 8h, com a recepção dos participantes e encaminhamento para as salas onde ocorreram os minicursos, das 9h às 12h. No primeiro dia, foram ofertados os seguintes minicursos: Princípios linguísticos para a alfabetização; Leitura e análise verbo-visual: possibilidades de um trabalho com textos de divulgação científica; Produção escrita escolar e não escolar; Avaliação em larga escala: descritores de leitura; Aquisição da linguagem: orientações para educação infantil e ensino fundamental.
No período da tarde, das 14h às 17h30min, aconteceram as comunicações de trabalhos, assim como os relatos de experiência. Os trabalhos foram divididos em sete salas de aula (20 minutos cada apresentação), havendo tempo para a discussão e questionamentos. Durante o intervalo, foi oferecido café para os participantes. No período noturno, a partir das 18h45min, houve, inicialmente, a apresentação do “Coro da FURB”, que foi fundado em 1992 e, desde então, vem servindo como mostra da produção artística realizada dentro da FURB. O coro vem trabalhando com MPB adaptada para o canto coral e com o apoio da linguagem cênica. Dessa forma, o Grupo expande as fronteiras da realização artística, buscando uma identidade própria dentro da linguagem coral, sob a regência de Eusébio Kohler. Após a apresentação cultural, aconteceu a abertura oficial do evento, estando presentes o Reitor, a Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL), o Coordenador do Curso de Letras, a Representante da Coordenadora Institucional do Projeto PIBID, a presidente do CAEL – Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras e a Coordenadora do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL). A palestra: “Práticas de letramento fora da escola: o que elas nos informam sobre os nossos alunos?”, proferida pela professora Dra. Maria Lúcia Castanheira (UFMG) foi o ponto alto da noite, pois promoveu debate e reflexão sobre a relação entre práticas de leitura e escrita em contexto familiar e escolar.
No segundo dia, no período da manhã, com início às 9h, aconteceram as comunicações de pesquisa, assim como os relatos de experiência. Os trabalhos foram divididos em seis salas de aula. Foram concedidos 20 minutos para cada apresentação, havendo posteriormente tempo para discussão e questionamento. No intervalo, foi oferecido café para os participantes. No período vespertino, das 14h às 17h30min, também aconteceram as comunicações orais e os relatos de experiência, havendo tempo para discussão e questionamento, e durante o intervalo, foi oferecido café para os participantes. À noite, com início às 18h45min houve a apresentação cultural “Cada um é um” com Emiliano Daniel de Souza, mestre em Linguística – Língua Estrangeira (UFSC). Após a apresentação, foi proferida a palestra “Ensino de gramática: da negação às possibilidades”, pela professora Dra. Adriana Dickel (UPF).
A palestra “A formação do educador de línguas: relações com as práticas de escrita” proferida pelo professor Dr. Renilson José Menagassi (UEM) encerrou as atividades na manhã do terceiro e último dia do evento, dia 26/09, a qual suscitou ampla discussão entre os presentes.
            Os palestrantes convidados, todos com forte envolvimento com a escola e o ensino de língua materna, promoveram debate e reflexão em torno dos temas abordados: práticas de letramento, ensino de gramática e a formação do educador de línguas.
Para dar apoio aos participantes, bem como em coerência com o funcionamento de eventos científicos, que contêm apresentações de trabalho, foi elaborado o Caderno de Resumos do Colóquio, contendo, além da programação detalhada, os 89 resumos aprovados para o evento. Além deste, os artigos enviados e selecionados, totalizando 53, foram publicados em Anais eletrônico, no site do evento.  A programação, os resumos e os artigos estão disponíveis no website do evento.
 


 





 



0 comentários:

Postar um comentário